Visite-nos em redes sociais

Atividades do clube de aventureiros

Recomendamos que você revise cuidadosamente todas as Especialidades aqui publicadas e que escolha para seu programa uma variedade que proveja a cada um de seus Aventureiros um programa bem completo para aguçar seus interesses e entusiasmo.


0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

História

TUDO COMEÇOU ASSIM...

Faz mais de vinte anos que foi produzida a primeira edição do Manual de Especialidades dos Aventureiros, na Associação Geral, para o Ministério Mundial dos Aventureiros. Houve muitas mudanças, acréscimos e melhorias nesse período. O Ministério dos Aventureiros também demonstrou um grande crescimento. Nessa faixa etária, as crianças são cheias de energia e entusiasmo por fazer parte de uma organização destinada a expandir sua visão de mundo e fortalecer seu relacionamento com Deus e com seus pais por caminhos muito divertidos.


O teto sobre o Ministério dos Aventureiros é sustentado por vários pilares sólidos. Esta área de divertimento dos Aventureiros, uma fonte de atividades, não é um campo estático de possibilidades, antes está em constante crescimento, talvez em explosão. Portanto, mesmo agora na impressão desta edição, já há mais Especialidades sendo criadas, testadas e introduzidas.


Procure meios de fazer com que cada Especialidade seja significativa e interessante. Os requisitos são mínimos, não máximos; o objetivo nunca deverá ser apenas acrescentar outra insígnia na faixa da criança, sem o mínimo esforço!


Fonte: “Bob Holbrook - Diretor Jubilado Mundial dos Aventureiros”

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

& AVENTUREIROS

ESPALHADOS PELO MUNDO


0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

PAISES

TRABALHANDO COM AVENTUREIROS


0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

CLUBES

EM TODO O MUNDO


0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

CIDADES

PELO MUNDO

ARTES MANUAIS - AM



PIPAS

Quando foram inventadas as pipas? Qual a primeira vez que alguém empinou uma pipa? Citar pelo menos três maneiras através das quais as pipas ajudaram pesquisas científicas, e contar como cada uma delas afetou o mundo em que vivemos. Contar a história de Benjamim Franklin e sua pipa.



CARPINTEIRO

Explicar o que o carpinteiro faz. Escrever o que fez o carpinteiro nos seguintes versos: Gênesis 6:14-16; Êxodo 30:1-3; II Samuel 5:11. Identificar as ferramentas básicas para trabalhar com madeira, explicar o que elas fazem e como cuidar delas. Mencionar três produtos que um carpinteiro pode fazer ou fabricar.



ARTES

Tocar uma melodia em um instrumento simples, (flauta doce, gaita de boca, teclado). Representar, pelo menos, três personagens ou animais utilizando gestos (mímica / sem som) de modo que o grupo possa reconhecê-lo. Participar de uma peça criada pelo grupo ou da representação de uma história bíblica. Cantar um solo e uma música com um grupo em publico.



MUSICA

Saber quais são as diretrizes que um cristão deve usar ao escolher músicas para ouvir e cantar. Identificar seis instrumentos musicais: Visualmente; Através do som que eles emitem. Montar um álbum ou fazer um cartaz com instrumentos musicais. Saber o nome de três instrumentos musicais mencionados na Bíblia.



ARTISTA

Saber quais são as diretrizes que um cristão deve usar ao escolher músicas para ouvir e cantar. Identificar seis instrumentos musicais: Visualmente; Através do som que eles emitem. Montar um álbum ou fazer um cartaz com instrumentos musicais. Saber o nome de três instrumentos musicais mencionados na Bíblia.



CESTEIRO

Explicar os usos dos diferentes tipos de cesta. Mencionar os diversos tipos de cestas que podem existir numa casa e quais as suas utilidades. Conhecer as ferramentas e materiais que um cesteiro usa. Descrever como se preparam os materiais para fazer uma cesta.



ARTES MANUAIS

Fazer um cartão de parabéns para dar a alguém; Fazer um arranjo com flores secas ou artificiais; Fazer uma escultura / modelagem em barro ou massa de pão, assá-la e pintá-la; Fazer um quadro de conchas;



CRÍTICO DE MIDIA

Explicar o que um crítico de mídia faz. Dar quatro exemplos. Enumerar e explicar, pelo menos, três princípios cristãos que o ajudam a formar bons hábitos de leitura, e a escolher o que assistir e escutar. Escrever um relatório sobre os programas de TV assistidos ou os programas de rádio ou CD ouvidos em sua casa por duas semanas. Analisar e classificar se são programas Cristocêntricos ou seculares. Fazer uma das seguintes atividades junto com um adulto, fazendo ao final, um comentário crítico:



REPORTER

Contar aos seus pais como foi realizada uma atividade do Clube ou da Unidade, utilizando as palavras apropriadas. Fazer uma notícia sobre um programa especial realizado por seu clube ou igreja. Preparar uma pesquisa sobre um tema especial de seu interesse. Ajudar a preparar a propaganda de um Culto JA ou atividade especial do Clube de Aventureiros.



LINGUAGEM DE SINAIS

Aprender e demonstrar ao seu instrutor o alfabeto (letras e números) da língua de sinais do seu pais. Ter, no mínimo, cinco horas de aula da língua de sinais do seu país, ministradas por um instrutor fluente nela. Usando o alfabeto manual, enviar e receber sinais numa velocidade de dez palavras por minuto, usando um mínimo de 30 letras. Aprender, pelo menos, 150 sinais a partir de um instrutor fluente na língua de sinais.


HABILIDADES DOMÉSTICAS - HD



CULINÁRIA

Mencionar os quatro grupos básicos de alimentos e colecionar figuras de alimentos agrupados em cada um deles. Descrever um cardápio diário completo e balanceado, composto dos alimentos mais adequados a cada refeição. Ajudar a preparar e servir uma refeição com pelo menos quatro pratos diferentes. Preparar (sozinho) dois tipos de sanduíches. Preparar (sozinho) duas saladas diferentes.



CORTESIA

Explicar o que é cortesia e o que significa ser cortês. Descrever e explicar a Regra de Ouro. Saber servir-se: Demonstrar que conhece boas maneiras à mesa; Saber pedir e passar os alimentos corretamente; Pedir licença antes de sair da mesa.



JARDINEIRO

Descrever as atividades de um jardineiro. Mencionar três diferentes tipos de cultura agrícola e descrever o que cresce em cada uma. Descobrir três jardins mencionados na Bíblia e memorizar o livro, capítulo e versículo e que se encontram. Mencionar pelo menos cinco ferramentas de jardinagem.



ARTESANATO CASEIRO

Colecionar e classificar, pelo menos, 10 materiais descartáveis e utilizá-los para fazer trabalhos manuais. Elaborar e construir uma escultura ou montagem usando palitos de dentes ou de sorvete. Fazer quatro trabalhos em tecido, utilizando duas das seguintes técnicas: Tala graça; Crochê; Ponto cruz; Tricô; Bordado; Pregar botões (10 tipos diferentes).



AJUDANTE DO LAR

Ajudar na realização de duas das seguintes tarefas domésticas, em pelo menos 3 datas diferentes: Lavar roupa; Preparar uma refeição;. Comprar alimentos; Preparar a mesa e servir alimentos; Lavar louça.



HIGIENE

Decorar Salmos Salmo 119:9. Quais os cuidados de higiene que devemos ter com: As unhas das mãos; As unhas dos pés; Os dedos dos pés; As orelhas; O nariz; Os cabelos; A pele; As partes intimas.



COSTURA

Descrever o uso apropriado do seguinte: Fita métrica, Tesouras, Agulhas de vários tamanhos e tipos, Giz.


ESTUDO DA NATUREZA - EN



ASTRONOMIA

Mencionar os quatro grupos básicos de alimentos e colecionar figuras de alimentos agrupados em cada um deles. Descrever um cardápio diário completo e balanceado, composto dos alimentos mais adequados a cada refeição. Ajudar a preparar e servir uma refeição com pelo menos quatro pratos diferentes. Preparar (sozinho) dois tipos de sanduíches. Preparar (sozinho) duas saladas diferentes.



FLORES

Dar o nome de cinco flores mencionadas na Bíblia. Identificar as dez seguintes flores: Narciso; Margarida; Gerânio; Tulipa; Violeta; Crisântemo; Rosa; Cravo; Gladíolo; Lírio; Alamanda; Papoula. Contar porque abelhas e outros insetos são atraídos para as flores, e o que eles ganham neste relacionamento; Descrever três maneiras pelas quais as sementes de flores são espalhadas.



AMIGO DA NATUREZA

Participar de uma caminhada pela natureza para observar e descobrir coisas interessantes. Contar o que encontrou, utilizando desenhos ou história em quadrinhos. Falar sobre três tipos de árvores diferentes e obter, em papel, riscando com giz de cera ou carvão, pequenas amostras da casca de cada uma. Colher quatro tipos diferentes de folhas e dizer quais as diferenças e semelhanças existentes entre elas.



GEOLOGIA

Descrever as atividades de um geólogo. Recitar, decor, um texto bíblico que mencione rochas ou minerais. Contar uma história da Bíblia onde aparece o uso de pedras, rochas ou outro elemento geológico. Construir um filtro natural para água, utilizando terra, areia, cascalho, pedra e carvão vegetal. Fazer um trabalho artístico com pedra, cristais ou areia colorida.



AVES

Contar como Deus cuida das aves. Mostrar um verso bíblico sobre isso. Montar um comedouro ou bebedouro para atrair passarinhos. Ser capaz de reconhecer dez aves diferentes. Construir um jogo sobre aves. Desenhar ou pintar o seguinte: Duas aves aquáticas; Dois passarinhos; Uma ave de rapina. Imitar os sons característicos de cinco aves.



ANIMAIS

Cuidar de um bichinho ou ave de estimação, por pelo menos, quatro semanas. Cuidar de bichinhos ou aves que vivem em liberdade, nos arredores de sua casa, escola ou igreja. Cuidar de bichinhos ou aves que vivem em liberdade, nos arredores de sua casa, escola ou igreja. Construir um jogo acerca de animais, suas casinhas, seus pares, seus filhotes, etc. Fazer uma máscara de um animal. Confeccionar um bicho de pelúcia ou similar, com enchimento, dar-lhe um nome e uma certidão de nascimento.



ARVORES

Listar e saber explicar 10 versículos bíblicos em que aparecem folhas ou árvores. Classificar, conservar e identificar 10 folhas de diferentes árvores. Ser capaz de identificá-las, mesmo sem recorrer à catalogação ou legenda da coleção. Plantar e cuidar de uma planta em sua casa ou comunidade (vaso, jardim, parque, etc.). Apresentar cinco maneiras como as sementes são espalhadas para produzirem novas plantas e árvores. Colecionar 25 sementes diferentes.



ECOLOGIA

Pesquisar o lugar onde você mora, e contar suas descobertas na reunião do Clube: As causas da contaminação ambiental, como e porque surgiram; Explicar maneiras evitá-las; Explicar o processo da água na natureza e como se pode ser evitado a sua contaminação. Quais os perigos da má qualidade do ar.


ATIVIDADES RECREATIVAS - AR



AMIGO ATENCIOSO

Preparar uma lista de atitudes, próprias de um amigo atencioso, quando está em casa, na igreja, na escola, no parque, etc... Entrevistar uma pessoa e perguntar o seguinte: Data em que ela nasceu; Animais que mais gosta; Duas cores prediletas; Três alimentos favoritos; Quatro coisas importantes em sua vida; Uma viagem interessante que ela fez.



COLECIONADOR

Explicar o que faz um colecionador. Dizer cinco artigos que comumente as pessoas colecionam hoje em dia. Escutar um colecionador adulto sobre uma coleção dele. Participar em um grupo de colecionadores mirins, contribuindo com alguns objetos, destinados à coleção comum do grupo.



GUIA

Descrever o que faz um guia. Saber orientar alguém para ir aos seguintes lugares: Agencia dos Correios; Praça ou parque público; Supermercado, padaria, armazém ou outro estabelecimento comercial próximo de sua casa; Delegacia de polícia do bairro ou cidade; Igreja que frequenta; Escola que frequenta. Saber seguir um mapa ou lista de instruções para chegar a um local desconhecido, em companhia do seu Conselheiro ou avaliador. Fazer um mapa ou dar, a alguém, instruções de como chegar até sua casa.



SEGURANÇA

Assistir a um vídeo ou filme sobre segurança no lar. Explicar o que aprendeu. Com seus pais, fazer um plano de segurança contra incêndio em casa. Aprender e praticar as instruções em caso de incêndio no lar, na escola e ambientes públicos. De acordo com as necessidades de sua região praticar as instruções de segurança em caso de:



ESPECIALISTA EM SEGURANÇA

Escutar a uma palestra de um guarda rodoviário ou de trânsito falando sobre segurança nas estradas ou nas ruas. Identificar e explicar 10 dos sinais de trânsito urbano e de estradas mais usados. Dizer quando, como e onde é seguro atravessar: Uma rua; Uma estrada. Dar as regras de segurança nas estradas para: Caminhar ao longo de uma estrada, tanto sozinho como em grupo; Andar de bicicleta; Andar de carro.



PATINAÇÃO

Saber dizer as regras de segurança ao usar patins. Enumerar os cuidados que se deve ter com este tipo de equipamento. Explicar, pelo menos, um jogo que seja praticado sobre patins. Demonstrar habilidade nas seguintes manobras: Ficar em pé, parado, sobre patins, sem se apoiar em nada; Deslocar-se para a frente, a partir da posição anterior e parar sem se apoiar; Desviar de obstáculos colocados em seu caminho, primeiro pelo lado direito e depois pelo lado esquerdo deles; Mudar sua trajetória para 180 graus (meia volta) em relação ao seu deslocamento original. Esta conversão deve ser feita primeiro pela esquerda e depois pela direita;



OBSERVADOR

Localizar, observar e identificar: Quatro animais diferentes; Quatro modelos diferentes de automóveis; Dois tipos diferentes de aviões; Quatro coisas diferentes da natureza vegetal; Quatro aves diferentes. Observar as seguintes pessoas em seu uniforme profissional e o trabalho que fazem: Policial. Bombeiro. Enfermeiro. Carteiro. Motorista. Guarda de trânsito.



NATAÇÃO I

Aprender as sete regras de segurança na água. Com sua cabeça sob a água, segurar a respiração por cinco segundos. Mergulhar ou pular corretamente em água que não tenha profundidade maior que sua altura. Brincar de "pegador" ou de bola do lado raso da piscina ou tanque.



NATAÇÃO II

Ter a Especialidade de Natação I. Revisar e ampliar o tema "regras de segurança na água". Mergulhar na água e pegar dois objetos no fundo da parte mais rasa da piscina. Prender a respiração dentro da água, na parte rasa da piscina.



ACAMPANTE

Acampar, pelo menos, uma noite, e dedicar tempo para desfrutar da natureza (árvores, flores, estrelas, pássaros, insetos, etc..), em um acampamento diferente do utilizado para cumprir o requisito 2. Acampando com o restante do Clube ou com sua família, ajudar a montar, desmontar e limpar uma barraca e dormir nela todas as noites. Este acampamento deve ser realizado em data diferente do utilizado para cumprir o requisito 1.



COMPUTAÇÃO

Explicar o propósito de cada componente: Sistema de computação; Monitor / tela; "Mouse"; Teclado; Processador central; Disco rígido; "Scanner"; "CD ROM"; "Modem"; Impressora; Placa de rede; Disquete. Saber em que os computadores podem servir: Documentos Centro de informações Operações / contas Comunicações diversas Pesquisa Entretenimento



CICLISMO

Ter a Especialidade de Segurança no Trânsito. Demonstrar: Como manter a bicicleta limpa; Sua habilidade em andar de bicicleta com segurança; Seu conhecimento dos principais sinais de trânsito, especialmente os que servem para ciclistas; Como cuidar de uma bicicleta. Participar de uma atividade com outras bicicletas. Fazer um passeio ciclístico de seis quilômetros.



PRIMEIROS SOCORROS

Demonstrar como tratar esfolamentos e cortes. Dizer os perigos de um curativo sujo. Mostrar como tratar uma hemorragia nasal. Identificar e demonstrar como se usa três tipos de atadura em aplicações diferentes umas das outras. Listar os materiais que compõem um bom estojo de primeiros socorros. Indicar de cada artigo.



CULTURA FISICA

Enumerar, pelo menos, quatro coisas que contribuem para a cultura física. Demonstrar como se faz o alongamento adequado de três regiões do corpo: (manter a posição de alongamento por pelo menos 15 segundos): Pernas; Costas; Braços / ombros. Fazer três dos seguintes movimentos: Correr ou caminhar rápido por 700 metros; Salto em altura ? registrar a melhor de quatro tentativas; Pular corda por três minutos, sem parar; Subir em um poste, em uma corda ou em uma árvore de pelo menos 3 metros de altura.



GINASTA

Ter a Especialidade de Cultura Física. Conhecer e fazer, pelo menos, cinco diferentes tipos de exercícios de aquecimento. Dirigir os exercícios de aquecimento e alongamento de sua Unidade em, pelo menos, três ocasiões diferentes. Fazer, com precisão, os seguintes movimentos: Rolar (lateralmente) no chão; Dar voltas laterais (sobre pés e mãos) ? ("estrela"); Fazer cambalhotas; Dois diferentes tipos de salto; Ficar de ponta cabeça apoiado nas mãos; Caminhar sobre uma trave, ida e volta.



ESPECIALISTA EM SAÚDE

Decorar I Cor. 6:19 e 20. Descrever uma alimentação adequada e enumerar os grupos alimentares básicos. Explicar porque seu corpo precisa de exercícios. Registrar as horas que dorme, e dizer porque precisa de descanso.



OLIMPIADAS

Aprender sobre os Jogos Olímpicos da antiguidade e modernos. Contar a história de um herói olímpico moderno e de um herói olímpico da antiguidade. Apresentar o local e o ano das últimas cinco olimpíadas. Participar de uma prova típica das olimpíadas modernas, em um evento organizado por um órgão publico, escola, Clube desportivo, academia, Clube, etc. Decorar II Tim. 4: 7.



EXCURSIONISMO PEDESTRE

Aprender as regras áureas numa caminhada: Nunca arrancar plantas vivas; Não remover qualquer tipo de placa ou sinalização; Ficar fora de propriedades delimitadas com ?Não ultrapasse?; Pedir permissão antes de fazer caminhada em propriedade particular; Não jogar lixo; Sempre caminhar acompanhado; Sempre levar água consigo; Usar calçados e roupas apropriadas; Observar e fazer marcas por onde está indo para não se perder; Nunca cortar árvores ou galhos; Sempre caminhar do lado esquerdo de rodovias e estradas. Fazer uma caminhada pela natureza, colecionando coisas interessantes como: Uma folha (explique porque a preferiu); Uma pena (descubra de que ave é); Uma pedra (aprenda de que tipo é); Uma semente (identifique de que planta vem);



ATIVIDADE AO AR LIVRE


As caminhadas ao ar livre estão entre as atividades mais divertidas feitas no Clube de Aventureiros.


DESCUBRA MAIS


PASSEIOS


Os passeios em locais abertos e bosques são sempre educativos, e faz com que a criança tenha contato com a Natureza, e assim sua mente se abra para o contato concreto do que lê nos livros e ouve dos pais e professores. Realizamos também os passeios em locais fechados como: Museus, Zoológicos, Asilos, Orfanatos, etc.


DESCUBRA MAIS


ACAMPAMENTO


Os nossos acampamentos tem sempre um fundo moral e de aprendizado para o crescimento físico, mental e espiritual, pois com essa atividade a criança deixará o seio familiar por algumas horas e estará entre amigos e colegas da unidade.


DESCUBRA MAIS


RECREAÇÃO


Imagine um lugar onde a criança encontre novas amizades, desafios, momentos de alegria, incertezas, realizações, aventuras… Um lugar onde os adultos atuem com carinho e respeito à individualidade, à origem e aos sonhos de cada um. Onde o correr, o brincar, o jogar e interagir com natureza e os colegas sejam caminho para um momento de crescimento e desenvolvimento do grupo…


DESCUBRA MAIS


0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

NÃO ESPERE MAIS & FAÇA PARTE DESSA EQUIPE

Inscrições Abertas! Faça já a inscrição do seu filho para participar do Clube de Aventureiros Mensageirinhos para o ano de 2019! Clique no botão abaixo verde para abrir o formulário de inscrição online...


Venha se divertir

Faça agora o seu cadastro e faça parte dessa turminha animada.

REALIZAR MATRÍCULA

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

VOTADO MELHOR CLUBE

Venha fazer parte do Clube de Aventureiros Mensageirinhos, onde todo o mundo é bem vindo.

Nossas Reuniões

As Reuniões do Clube de Aventureiros Mensagerinhos, acontecem quinzenalmente aos domingos, a partir das 09:30h.

Classe Bíblica dos Aventureiros

Quinzenalmente, acontece nas tardes de sábado, a Classe Bíblica dos Aventureiros com ênfase para o aprendizado na Bíblia Sagrada.



A Lei.
"Jesus me ajuda a ser: Obediente, puro, reverente, bondoso e colaborador."


O Voto.
"Por amor a Jesus, farei sempre o meu melhor"